terça-feira, 18 de outubro de 2011

O CURRÍCULO ESCOLAR, A DISCIPLINA ESCOLAR E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA

As temáticas são bem distintas quando se estuda, sistematiza e se debate a disciplina escolar e currículo escolar. As divergências são amplas, direcionando sempre para longos discursos na tentativa de se encontrar as prováveis soluções para a questão da disciplina e currículo escolar.

Os teóricos em seus estudos tendem a sistematizar e criar métodos objetivando um aperfeiçoamento da aprendizagem, uma melhor compreensão do que é transmitido ao aluno em sala de aula, isso de uma forma didática e metodológica correta.

É bem verdade que se tem discutido como deve ser o currículo escolar, com objetivos que sejam adequados para o aluno, professor, agentes administrativos e externos que também são partes do processo. Certamente que o que é ensinado na sala de aula da escola, não é o mesmo que é ensinado na academia e é aí que entra a temática da transposição tão discutida pelos técnicos em educação e pedagogos.

Na Escola Superior, eu aprendo de forma técnica, metodológica e sistemática, pesquisando, teorizando, trazendo resultados práticos e científicos, e na sala de aula da escola eu transponho todo esse conteúdo de forma adequada, planejada através de série de debates pelos que são responsáveis por elaborar o currículo escolar dentro da disciplina escolar.

É certo que os responsáveis por elaborar o currículo escolar e a disciplina, gostariam de serem autônomas, decidindo ao seu modo, o que era melhor para ser ensinado aos alunos, podendo elaborar o “melhor” currículo, adequando-o ao meio social na qual está inserida a escola.

Outro processo é o da escola ser influenciada pela academia e não o contrário e aí os seus defensores não abrem mão disso e aqueles que dizem que a academia é sim, em muito, influenciada pela escola, preparando melhor os profissionais que delas sairão, tendo como base esse “laboratório” para o aperfeiçoamento técnico. Exemplo disso é o ensino da história. O currículo escolar na disciplina de história chega, em muitos casos, a ficar amarrado quanto a determinados fatos históricos onde o professor se encarrega de transmitir aquilo que não foi inserido no livro didático e certamente o professor pode sim trazer questões que em parte são tabus e que não entram no currículo disciplinar escolar.

Mas outra questão que deve ser observada é se realmente está sendo transmitido didaticamente o que aprendemos e pesquisamos na academia, pois faz-se necessário a transmissão ao aluno do essencial que o prepare tecnicamente, humanamente e politicamente, deixando-o apto e igual com o meio em que vive levando-o transpor as barreiras das classes sociais que tentam desqualificar os menos favorecidos.

Um comentário:

sales disse...

Acontece que muitas das vezes o que é trasmitido aos alunos pra ele pouco importa você como professor gasta tanto o maximo pra formar o jovem e o que interessa a clsse de alunos hoje é simplesmente o certificado escolar. pouco importa se ta ou não inserido no livro didático.