O texto a seguir foi parte de um dos meus primeiros trabalhos de Prática Pedagógica I do Curso de Licenciatura Plena em História da FUNESO - 2009.1 Visando a preparação do aluno para a prática da docência. O trabalho foi apresentado em seminário.
Para o seminário O PROFESSOR DE HISTÓRIA E O SEU PERFIL, a turma foi dividida em grupos e foi solicitado das equipes as apresentações em forma de poesia, teatro, literatura de cordel ou musicalizado (através de uma composição). Ao meu grupo coube a apresentação em literatura de cordel onde o texto foi de minha autoria.
O PROFESSOR DE HISTÓRIA E O SEU
PERFIL
Em Literatura de Cordel
Caros colegas, amigos,
futuros doutores
Aqui estamos nós a palavrear.
Objetivando mostrar pra vocês
O perfil que a nós se
delegará
A formação, de nós exigirá
capacitação,
Compreensão do que se vai
ensinar.
O contexto social, histórico
e cultural,
Temos que saber aos meninos apresentar!
Não podemos ficar com “lero, lero”
Disse me disse cruz credo!
Ou até mesmo crendices
Para a história contar.
O “cabra” Queira Deus permita
Quando se “profissionalizá”
Tem que se aperfeiçoar!
Pois a disciplina vai ter que
dominar.
Tem de inovar e
contextualizar,
Para que através do seu
ensino
O “menino” ficando sabido,
“Abestado” não venha ficar!
A tecnologia dominar
Em meio a tantas burocracias
E empíricas sabedorias,
Todos nós temos que aceitar.
É de fundamental importância
A compreensão de cidadania.
Pois Deixando de fora a
tirania,
O menino quando homem a
história vai mudar!
O “cabra” quando fuça,
Conhecimento vai buscar!
Logo Sabido ele fica,
E vergonha não vai passar!
Amplia seus saberes,
Analisa todos os dizeres,
E a cidadania, sem
hipocrisia,
Constrói sem hesitar!
Saber de evolução sem emoção,
Mas com dedicação, tudo fácil
vai ficar!
Para que o presente pelo
passado
Eu, de todo agrado possa
olhar!
Tem que saber dominar,
Essas coisas chamadas metodológicas,
Pra que dentro de uma lógica
Tudo certo e bonito venha
ficar!
O professor deve valorizar a
cultura popular
As crenças e lembranças de um
passado que não voltará!
Buscar os seus registros de
uso irrestritos
Que possamos confiar!
Conhecer as informações
básicas das épocas históricas,
Sem muitas “estórias” pra contar!
Colocando-as no tempo e no
espaço
Pra que no ocaso não venha
ficar!
Andar pelas fronteiras do
conhecimento
Não tendo medo de adentro
avançar
Pois lá não existe “polícia”
Então pra que se assustar?
É necessário saber como
transmitir
Através da prática pedagógica
Mesmo que de forma simplória!
Tudo quanto foi dito aqui.
Por Edimilson Ribeiro de Sales
==============================
Trabalho
de Prática Pedagógica
O
Perfil do Professor de História